• Rua Duarte de Azevedo, 631 - Santana - São Paulo - SP
  • (11) 2207 - 6799

Atividade física nas empresas melhora a produtividade da equipe

Compartilhe com seus amigos
Compartilhe com seus amigos
Compartilhe com seus amigos

Movimentar o corpo não é bom apenas para evitar o excesso de peso e proteger a saúde contra doenças como colesterol e diabetes. A atividade física nas empresas também melhora o desempenho da equipe. Pessoas ativas são mais ágeis e produtivas, e alcançam resultados melhores. Portanto, não faltam motivos para incluir a prática de exercícios no escritório, na fábrica, na loja, no estoque e em qualquer ambiente corporativo.

A Tácit é uma corretora de seguros especializada na gestão de benefícios e tem acompanhado a jornada de companhias que estão estimulando seus colaboradores a passar menos tempo na cadeira. Reunimos, neste artigo, algumas dicas baseadas nos melhores exemplos que temos visto. Com certeza, uma delas será perfeita para a sua empresa. E se precisar falar de benefícios para sua equipe, é só clicar aqui e conversar com nossos especialistas.

Atividade física nas empresas: Ginástica Laboral

A “ginástica de pausa” nasceu em 1925, na Polônia. Nos anos 60, já chamada de ginástica laboral, começou a se espalhar pela Europa, ficou popular no Japão e alcançou todas as regiões do mundo.  Ela é uma interrupção de 10 a 15 minutos na jornada de trabalho para a prática de exercícios simples que incluem alongamento, respiração, reeducação corporal e compensação dos músculos.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013, cerca de 3,5 milhões de trabalhadores com mais de 18 anos sofrem ou já sofreram com doenças ocupacionais como LER (Lesão por Esforços Repetitivos) e DOR (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

A ginástica laboral reduz o desconforto e os problemas ergonômicos. O colaborador passa a ter uma postura melhor, deixando de ter dores por esforço repetitivo ou por permanecer em posições incômodas. Com esta atividade física feita diariamente, é muito provável que haja menos afastamentos por problemas de saúde. E sem tantas faltas, a produtividade e o resultado da empresa serão melhores

Atividade física nas empresas: Quick Massage

Da união entre o japonês shiatsu (pressão com os dedos) e o chinês Anmá (apertar e amassar) surgiu a quick massage. A técnica de massagem rápida na cadeira foi inventada em 1984, por um terapeuta chamado David Palmer, que trabalhava na Apple. Ele teve a ideia de criar um equipamento fácil de ser instalado em qualquer lugar, e em que os pacientes pudessem ser massageados sem ter que tirar ou trocar de roupa. A estratégia foi um sucesso imediato, diminuiu o estresse dos colaboradores e logo foi copiada por outros terapeutas, em várias empresas.

A massagem dura entre 15 e 30 minutos e tem vários benefícios, como aliviar a tensão muscular, melhorar o humor, reduzir a irritação e aumentar a concentração, a motivação e a produtividade. Além disso, previne doenças ligadas ao estresse, como insônia, depressão e gastrite nervosa. Ao oferecer um serviço de massagem expressa, a sua empresa mostrará ao colaboradores que se preocupa com a saúde dele.

Atividade física nas empresas: Grupos de Corrida ou Caminhada

Futebol é o esporte mais popular do Brasil, mas para ser visto, e não praticado. É o que mostrou um estudo do instituto de pesquisas esportivas Sport Track , feito em 2018. Os pesquisadores entrevistaram 10.800 homens e mulheres, de todas as idades e classes sociais. E perguntaram a eles se praticavam algum esporte. 33,2% responderam que faziam corrida ou caminhada de rua. Jogar futebol ficou na segunda colocação, com 26%.

Fazer uma atividade física como corrida ou caminhada gera impactos imediatos na saúde, como mostramos neste outro artigo. E estimular a formação de grupos para praticar estes esportes tem custo zero. Basta incentivar os colaboradores. Porém, se a empresa tiver recursos para investir na qualidade de vida dos colaboradores, pode contratar um instrutor para acompanhá-los nos treinos. Ou bancar os custos de inscrições em provas de rua. Existem mais de 600 corridas anuais no Brasil. Mais de 200 delas acontecem em São Paulo.

Tácit Seguros

Fale com os especialistas da Tácit Seguros para tirar suas dúvidas sobre benefícios para os colaboradores e implantar na sua empresa produtos que motivarão a equipe, aumentarão a produtividade e só trarão vantagens para o seu negócio! Basta clicar aqui.

Não fique de fora!

Receba sempre novidades de tudo que acontece por aqui!
Cadastre seu email para receber.

Tácit Gestão de Benefícios  2019 © all rights reserved

Desenvolvido por [ mm²g ]